Projeto Desleituras: 2019

04/03/2019

O que é: Trata-se de um programa de encontros e debates relacionados a uma temática escolhida pelos realizadores do projeto.Quem são os realizadores: o grupo atual conta com os psicanalistas Rodrigo Camargo, Viviana Venosa, Laerte de Paula, Isaias Ferreira, Barbara Cristina e Estanislau Alves [abaixo, segue o currículo de cada realizador].

Qual a temática escolhida: escolheu-se o livro 'Desler Lacan' de Ricardo Goldenberg, lançado pela editora do Instituto Langage ao final do ano de 2018, que tanto serve de inspiração ao título do projeto quanto elenca elementos centrais dos debates lacanianos atuais.

Proposta: realizar 6 encontros abertos, partindo-se de trechos selecionados do livro, com o intuito de discutir e estudar questões centrais da psicanálise lacaniana. Cada encontro será coordenado e organizado por dois dos realizadores, de modo que a estratégia e a responsabilidade pelo desenvolvimento da conversa no encontro ficará sob respectiva responsabilidade dos realizadores, que servirão de moderadores. Ademais, um convidado especial participará diretamente do debate [ou seja,um organizador convidará um ou mais pesquisadores psicanalistas dedicados a um ponto de interesse da leitura - de modo que sua participação só poderá enriquecer o debate]. Os seis realizadores, então, se responsabilizam por manter a conversa, instigá-la e provocá-la, inclusive elencando temas pontuais e questões-chave para cada encontro, mas não estarão preocupados com a transmissão do conteúdo do livro nem tampouco com o desenvolvimento de uma aula. Precisamente, não se trata de um curso, nem possui qualquer dinâmica explicativa. É mais uma roda de conversa disparada pela leitura do livro escolhido e que não fica presa a seu conteúdo. Quer dizer, a conversa pode seguir caminhos diversos e levar a discussões que não necessariamente se apresentem no livro. De fato, seria de interesse, em se tratando também de uma leitura crítica do livro, vislumbrar elementos possivelmente extrínsecos à leitura, seja porque tratar-se-iam de pontos que derivam do que no livro aparece, seja porque o questionamento e o estudo de premissas está incluído. Em suma, a proposta é realizar discussões que permitam o estudo e o debate aberto entre interessados em psicanálise que estejam afim de conversa animada.

Local: Instituto Gerar - R. Natingui, 314 - Vila Madalena, São Paulo - SP, 05443-000

Tempo de duração: 2 horas por encontro.
Entrada Franca

Quando: Haverá um encontro por mês, sábados, das 16:00-18:00, começando a partir de março, seguindo o cronograma à seguir:

Programação Completa por Data/Páginas/Temas

Primeiro encontro - 16/03 
Convidado: Durval Mazzei
Páginas do livro - 0-61 (64)
Temas discutidos - trair Lacan; falando o idioma dos lacanianos; traduções; Lacan traidor de freud; apresentação do projeto o fracasso de lacan; desleituras; Lacan elucidado;

Segundo encontro - 13/04
Convidada: Daniele Sanches
Páginas do livro - 65-111
Temas discutidos - o estilo de Lacan é o psicanalista; fracasso da transmissão/ transmissão do fracasso; O gozo mal-entendido

Terceiro encontro - 11/05
Convidados: Mauro Mendes Dias e Rinaldo Voltolini
Páginas do livro - 112-162
Temas discutidos - filosofias; antifilosofia; o paradigma recusado (biologismo/freudismo); uma substância que goza - gozo não é pulsão; real milleriano

Quarto encontro - 15/06
Convidadas: Cirlana Rodrigues e Fátima Milnitzky
Páginas do livro - 163-208(212)
Temas discutidos - tratamento possível do gozo; clinica do real; antes da linguagem não há nada; topologia toro e outras; o sujeito: por um conceito lacaniano de campo;

Quinto encontro - 20/07
Convidado: Oscar Cesarotto
Páginas do livro - 213-282
Temas discutidos - e daí? ; da talking-cure ao discurso sem fala; o pouco de liberdade; situação da psicanálise e formação do psicanalista 2017; a instituição psicanalítica; comentário de 'situação da psicanálise... 1956'; Metafísica; a prova pelo ato - psicanálise e arte e vários mais variados

Sexto encontro - 17/08
Convidados: Ivan Ramos Estevão, Rafael Kalaf Cossi e Adela Stoppel
Páginas do livro - 283-333
Temas discutidos - além do pai; exit; blasfêmeas; o homem genérico; que da fúria feminina?; fazendo gênero; sobre a indiferença dos analistas em matéria de política; bibliografiaAdendos: Esta primeira edição do projeto se extingue ao final dos seis encontros, ao término dos quais pretende-se que o livro todo tenha sido lido e na medida do possível debatido, mas o Projeto poderá ser retomado futuramente, com outros realizadores e outra escolha de tema. As desleituras não precisam se encerrar.


Currículos:

Bárbara Cristina Souza Barbosa - Psicanalista, mestranda em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (IPUFU). Foi psicóloga no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras drogas (CAPS/ad III) e Supervisora da linha demandas associadas ao uso de álcool e outras drogas no projeto Engrenagens de Educação Permanente do Ministério da Saúde. Atuou como Consultora técnica do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) na cidade de São Paulo. É membro do Laboratório Psicanálise, Sociedade e Política (IPUSP).

Rodrigo Ferraz de Camargo - Psicanalista e Membro Associado da CLIPP (Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise). Graduação em Psicologia (USP). Aprimoramento (CAPS-Itapeva). Mestrado em Letras (FFLCH-USP) numa tentativa de articulação entre literatura e psicanálise a partir das obras de Georges Perec e o ensino de Jacques Lacan.

Viviana Senra Venosa - Psicanalista. Atualmente tem suas atividades em consultório particular, onde atende, supervisiona e coordena grupos de estudo. Tem formação pelo Dpto de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e, hoje, participa das formações do Fórum do Campo Lacaniano SP. Também estuda psicanálise em grupos de estudos coordenados por Ricardo Goldenberg, Rinaldo Voltolini e Guilherme Facci; e estuda lógica com Rodolfo Dantas. Graduou e concluiu o Mestrado pelo IPUSP, com a dissertação "O Ato de Cortar-se: Uma Investigação Psicanalítica". É psicanalista convidada para os Seminários Clínicos do CEP. Trabalhou por oito anos com transtornos alimentares no ambulatório Proata/ Unifesp-EPM.

Laerte de Paula - Psicanalista, acompanhante terapêutico (AT) e mestre em Psicologia Clínica pelo Laboratório de Psicopatologia Fundamental da PUC-SP. Trabalha como docente em atividades de formação e transmissão da psicanálise no Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP), atua no Setor Clínico da Rede de Atendimento do CEP e ocupa a função de Coordenador do Setor de Triagens desta mesma instituição. Desenvolve duas pesquisas atualmente, sobre as relações entre Lacan e a escrita e sobre as relações entre trauma e erotismo.

Isaias Gonçalves Ferreira - Psicanalista, possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Santo André (UNIA) e mestrado em Psicologia Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC/SP (2016). Conselheiro em Dependência Química pela Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD - SP). Membro do Movimento Psicanalítico do ABC.

Estanislau Alves da Silva Filho - Psicanalista e tradutor em psicanálise, já passou por diversos cursos de formação e grupos de estudos, tanto no Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, quanto no CLIN-a (Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade), ou mesmo no Centro Winnicott de São Paulo, e inclusive no Instituto de Psicologia da USP.