Discussões Clínicas
Na próxima 6ª feira dia 19, estarei incumbido de articular algumas reflexões clínicas a partir do instigante convite feito pela dupla organizadora do @discussoes.clinicas. Minha proposta segue aqui:
Todo neurótico ocupou, para se constituir, a posição de excluído para pleitear e afirmar um abrigo no campo do Outro. Haveríamos de considerar essa hipótese lógica segundo a qual se carrega, como herança dessa experiência, a ferida de uma expulsão que, não raras vezes, insiste sob as mais variadas tramas sintomáticas como cena ambígua exibida ao Outro: experiências de não ter lugar, abandono, rejeição, deslegitimação, fuga, autoimolação, etc.
Posto isso, de que maneira nossa prática com a linguagem pode revelar algo dessas marcas? Que questões podem ser abordadas para delinear os tipos de desafios transferenciais implicados nessa direção de tratamento? E o que podemos vislumbrar no horizonte de uma análise com relação a este tipo de arranjo sacrificial?
O evento acontecerá em modo online das 18h00 às 19h30. As demais informações para inscrição constam no perfil do grupo Discussões Clinicas.