Grupo de Estudos - Erotismo e Sedução - 2021
Corpos encantáveis... (foi assim que começamos)...
Em um ano marcado pela experiência pandêmica e pelos contágios de múltiplos tipos, esse grupo de estudos atravessou seu segundo aniversário renovando a curiosidade para com nossa vida erótica. Seis autores fundamentais foram desbravados em 2020: Daniel Sibony, Platão, Anne Carson, Pascal Quignard, Lou Salomé e Georges Bataille. Algumas palavras ainda ecoam: doce-amargo, estar à procura, fascinação, sideração, embriaguez, êxtase, pletora, morte. Outras palavras privilegiadas se anunciam no horizonte de 2021: a poesia e a angústia. Ambas íntimas do diálogo erótico.
Da experiência de transtorno causado no encontro com aquele que não se deixa fixar em um nome, no efeito da busca que jamais cessa de errar (Eros amolece e dissolve a rigidez de nossos contornos), ao efeito de fascínio que uma imagem pode exercer sobre o olhar medusado, o espanto de ouvir uma tecla tocada pela primeira vez, até os múltiplos desdobramentos da íntima relação entre violência, excesso e erotismo, chega agora o momento de visitar Octavio Paz e seu tratado sobre o erotismo, redigido na aurora de seus 80 anos de vida, notável obra. Ainda há uma considerável lista de escritos que nos convidam à leitura e às questões.
O grupo reinicia suas atividades em fevereiro. Convido os interessados a ingressar e participar dessa conversa a me contatar.