Minicurso - Incursão ao campo da sedução
Que efeito é este, uma sedução? Descobrir-se seduzido, descobrir-se seduzindo. Algo tão maior que o 'sexo', tão outra coisa que uma 'conquista'. A sedução despoja e poderia ser potente saber fazer algo com isso. Febre, palpitação e horror, da sedução somos todos objetos [ou fugitivos]. Não à toa convém nos defendermos um pouco dela. Entre os avanços e recuos desta experiência, um esforço por ler o que se passa nessa fulgurante fissura.
Essa atividade propõe uma visita panorâmica ao tratamento dado a este termo no Ocidente, construindo um caminho de referências e questões que contornem este território cheio de ambiguidades.
Para além do recorte sempre pueril das revistas e manuais de comportamento, o tema da sedução merece um acolhimento mais atencioso que restitua sua dignidade, sua polissemia e seus distintos efeitos sobre os personagens desta cena: sideração, vertigem, amor, ódio e, como efeito central, a abertura hemorrágica da língua, onde criação e desamparo jorram desde a mesma fonte. Ao habitar esse espaço opaco, no ligar, desligar e religar de notas, a busca para que este curso faça jus a uma de nossas melhores aptidões: começar algo.
Um convite a qualquer um que estiver aberto ou sentir-se chamado a isso.