O desejo do psicanalista: uma operação de sedução

17/03/2022

* Texto publicado na Biblioteca do Instituto VOX de Pesquisa em Psicanálise 

Qual seria a pertinência de articular a ideia de sedução à de transferência e de desejo do analista? A partir de elementos recolhidos da leitura e discussão em torno do Seminário VIII, de Lacan, é o caso de propor aqui um exercício para nos aproximarmos dessa via e avaliar sua dignidade.

Esta aproximação se justifica a partir dos desenvolvimentos de Lacan em torno dos fenômenos relativos a Eros e seu esforço de formalização do tipo de operação que o analista conduz. Minha aposta é que esta leitura pode ser melhor refinada à luz da noção de sedução.

Assim, convém introduzir algumas coordenadas para uma fundamentação deste termo. Em especial, porque existem inúmeros pontos de intersecção com aspectos centrais de um percurso analítico. Para tornar essa relação mais evidente, comecemos por enquadrar melhor a ideia de sedução e desambiguá-la de uma certa degradação histórica.

O artigo completo está disponível em: https://voxinstituto.com.br/wp-content/uploads/2022/03/o-desejo-do-psicanalista-uma-operacao-de-seducao.pdf