Projeto Efeitos de uma Análise - 1º encontro
Que efeitos uma análise produz? Quais desses efeitos poderíamos chamar de analíticos, isto é, aqueles que uma análise, em particular, teria condições de produzir? Ainda: que efeitos 'falar disso diante de outros' pode favorecer?
Produzimos um grupo para acolher esse exercício de fala: conversar em poucos, de forma aberta, mas intimista, presencial, não gravada, e colher efeitos dessa prática. Somos seis colegas organizando o encontro e nos alternaremos para ajudar a palavra a circular: Bruno Tarpani, Estanislau Alves Silva Filho, Daniela Smid, Kamila Alves, Laura Lanari e eu.
Faremos alguns encontros para conversar com analistas e não analistas e interrogar: que efeitos experimentam ou experimentaram a partir de suas análises? Efeitos iniciais, efeitos provisórios, efeitos deletérios, efeitos iatrogênicos, efeitos de deleite, efeitos terapêuticos, efeitos de saber e de furo no saber, efeitos melancólicos, efeitos de conclusão... trata-se de uma pergunta rigorosa para convocar o saber insabido ao trabalho conosco. Como endereçadores dessas questões, também seremos o suporte de efeitos que se darão a ler... depois.
Há uma disposição particular que justifica este dispositivo: o esforço para promover essa partilha fora de instituições, preservadas do desejo de confirmar teorias ou de se ater a jargões que dificultam tal acesso ao público leigo. Desmistificar esse debate, quem sabe.
Para este primeiro evento, convidamos a atriz Isabel Soares e o psicanalista Leonardo Goldberg. Na Ponta de Lança, dia 27 de agosto (sim, um Domingo!), a partir das 17h00. Íntimo sem ser fechado. Entrada gratuita, não é necessário inscrição prévia.