Vociferarte 2023 - Vociferações Rearranjadas Pela Performance Musical

02/12/2023

O gosto pelo paradoxo é o que permite a Negro Leo rachar e abrir, com sua canção atroante, enunciados tipicamente vociferadores em sua coesão petrificada, ofertando ao ouvinte relações renovadas e ambivalentes com motivos infames, próprios do insólito presente. Lacração de internet, ódio racial, intolerância religiosa, terraplanismo, incêndio de florestas e museus, catástrofe ambiental e guerra total, eis o temário temerário desse intempestivo kamikaze temático, também identificado como um exu-radar, ou antena da farsa. A materialidade sonora constituída desde o início dos anos 2010 pelo cantor e compositor afro-indígena – nascido no município de Pindaré-Mirim, no interior do Maranhão, formado entre o subúrbio e a zona sul do Rio de Janeiro, hoje radicado em São Paulo – é hábil em condensar, catalisar e fazer colidir forças semânticas e ideológicas inconciliáveis, cotejando-as com sua voz ágil e incisiva, cujo timbre se entretece com os demais instrumentos e mixagens, em músicas que acometem os ouvidos como verdadeiras "mãos sujas que tiram o véu dos sentidos".

O pensador da música Bernardo Oliveira, parceiro intelectual de Leo e autor da biografia do artista, também integrará a conversa na Casa do Povo, colaborando com o exercício de análise de sua obra, em intersecção com a problemática das vociferações.

Convidamos todos os interessados ao evento do projeto Vociferarte, que acontecerá no próximo dia 2 de dezembro, na Casa do Povo. O encontro é híbrido, aberto e gratuito. Bernardo e Leo estarão presencialmente conosco.

OBS 1: Para inscrições, solicitamos que façam através do site: https://www.voxinstituto.com.br/agenda ou pelo whatsapp: https://wa.me/5511991599178. Por motivos de mudanças em nosso site, o link divulgado no flier será descontinuado.

OBS 2: Para quem tiver interesse em saber um pouco mais sobre o trabalho dos convidados, seguem dois links:

A biografia de Negro Leo, escrita por Bernardo Oliveira: https://numaeditora.com/livro/deixa-queimar

Os discos de Negro Leo, na plataforma Bandcamp: https://negroleo.bandcamp.com/music

Crédito e agradecimentos à arte do Thiago Lacaz (@tlacaz).